Esta jornada inédita oferecida pela EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire tem por objetivo promover reflexões teórico-metodológicas sobre Educação em Direitos Humanos para ampliação da práxis político-cultural, pedagógica e a formulação de propostas promotoras da justiça social, cultural e econômica nas relações sociais.
Público participante:
Professores(as), gestores municipais, gestores escolares, trabalhadores(as) do SUAS, do SUS, da cultura, da habitação, lideranças dos movimentos sociais e sindicais e estudantes em geral.
Período de realização e exibição inicial dos vídeos:
A Jornada será lançada no dia 2 de maio de 2020 (sábado), por ocasião das homenagens aos 23 anos de memória e presença de Paulo Freire, e continuará a ser exibida nos dias 4, 6 e 8 de maio, respectivamente, segunda, quarta e sexta-feira.
Docentes:
Professoras(es) Doutoras(es) Francisca Pini, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Paulo Roberto Padilha.
Formato:
4 videoaulas de até 20 minutos cada.
Comentário reflexivo-crítico:
Após assistir às 4 videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, fazendo conexões entre o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não, até o dia 8 de junho de 2020.
Período de acesso às videoaulas:
de 2 de maio a 8 de julho de 2020.
Certificação:
Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir do dia 8 de julho de 2020. Para receber o certificado de 15 (quinze) horas-atividades, o(a) cursista deverá enviar seu comentário reflexivo-crítico à EaD Freriana até 8 de junho de 2020.
Bônus no ato da inscrição no curso:
Ao se inscrever na Jornada, você receberá o pdf dos livros ‘A Carta da Terra na Educação’, de Moacir Gadotti (Ed,L, 2010) e ‘Educação Popular na perspectiva freiriana’, org. Raiane Assumpção (Ed,L, 2009), além dos pdfs do ‘Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos’, da ‘Carta da Terra’, disponíveis em diversos sites para download.
Quer saber mais sobre a Jornada ‘‘Educação em Direitos Humanos’’? Clique aqui e baixe o arquivo em PDF.
Docente: Francisca Pini
Ementa: História e fundamentos da Educação em Direitos Humanos.
Docentes: Francisca Pini e Maria Nazaré Tavares Zenaide
Ementa: Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos na perspectiva da viabilidade de uma política de Educação em Direitos Humanos.
Docente: Francisca Pini
Ementa:
Marco teórico, marco legal, órgãos de controle e sujeitos sociais que compõem as políticas sociais e a intersecção com a política de Educação em Direitos Humanos.
Docente: Paulo Roberto Padilha
Ementa: Fazer as conexões da Educação Popular com a Educação em Direitos Humanos, afirmando a indissociabilidade entre ambas e a necessidade do aprofundamento teórico-prático.
Acesso às 4 videoaulas, ao pdf dos livros ‘A Carta da Terra na Educação’, de Moacir Gadotti (Ed,L, 2010) e ‘Educação Popular na perspectiva freiriana’, org. Raiane Assumpção (Ed,L, 2009) e certificado em pdf de 15 horas.
Acesso às 4 videoaulas, ao pdf dos livros ‘A Carta da Terra na Educação’, de Moacir Gadotti (Ed,L, 2010) e ‘Educação Popular na perspectiva freiriana’, org. Raiane Assumpção (Ed,L, 2009) e certificado em pdf de 15 horas.
Material de apoio: 1 (um) exemplar do livro “A escola dos meus sonhos”, de Moacir Gadotti, 2019 - *receba em casa
*Dentro do território Nacional.
Acesso às 4 videoaulas, ao pdf dos livros ‘A Carta da Terra na Educação’, de Moacir Gadotti (Ed,L, 2010) e ‘Educação Popular na perspectiva freiriana’, org. Raiane Assumpção (Ed,L, 2009) e certificado em pdf de 15 horas.
Material de apoio: 1 (um) exemplar do livro “Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire”, Moacir Gadotti e Martin Carnoy (org.), 2018 - *receba em casa
*Dentro do território Nacional.
Assistente Social e professora, com mestrado e doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais pela PUC/SP. Ativista e pesquisadora em políticas sociais e direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, é professora visitante da Unifesp/Baixada Santista; consultora na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom) e filiada à ANDHEP. Atualmente é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire e durante cinco anos foi a coordenadora pedagógica do Projeto MOVA-Brasil pelo Instituto Paulo Freire. É organizadora dos livros “Educação, Participação Política e Direitos Humanos” (Ed,L, 2011), “Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” (IPF, 2015).
Psicóloga com Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010) é membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão da Verdade da UFPB, onde atua no Ensino, na Pesquisa e na Extensão em Educação em Direitos Humanos e Educação para Nunca Mais. Atua como docente no Curso de Graduação de Serviço Social e na pós-graduação na Pós-Graduação em Educação e na Pós-Graduação em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania. Participa da Associação Nacional de Direitos Humanos e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagogo, bacharel em Ciências Contábeis, músico e compositor musical. Coordena a EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire onde trabalha há 24 anos, já tendo sido Coordenador do Movimento da Escola Cidadã, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Diretor Pedagógico. Autor dos livros ‘Planejamento dialógico: como elaborar o projeto político-pedagógico da escola’; ‘Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação’ e ‘Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural’. Como artista, músico e compositor, criou o projeto Transbordarte2033 (vide site: www.transbordarte2033.com.br), onde podem ser encontrados seus CDs musicais.
Rua Cerro Corá, 550 - Alto da Lapa
São Paulo/SP - 05061-100
(11) 3021-5536